CULTURA BRASILEIRA E O COFO



Você sabe o que é um COFO?

Provavelmente não, pois cofo, é uma das raras palavras que só existe no dicionário ou no dialeto de alguns estados  como norte e nordeste.
A diversidade de palavras pelo Brasil afora é muito grande e se você gosta curiosidades sobre a língua portuguesa, neste artigo você vai conhecer o cofo, a origem da palavra e as suas mil e uma utilidades.
Continue lendo até o fim,  pois o que vou lhe apresentar é pura cultura brasileira.



O que é COFO e o seu significado


No dicionário a palavra “cofo” significa: Variedade de cesto alongado, feito com palha de palmeiras, com ou sem alça, usado para transportar ou acondicionar produtos.
Na verdade, cofo é uma palavra de origem francesa que foi incorporada no nosso vocabulário pelos índios tupinambás e que permaneceu até os dias de hoje.  
Quando os franceses viram os índios trançando os cestos de palha, logo exclamaram: couffe, couffe. O que em francês significa cesto. O mesmo que panier, paneiro. Com a evolução da linguagem, couffe acabou virando cofo.

A palavra cofo passou portanto a fazer parte do dialeto das regiões norte e nordeste.  

Dialeto é a modalidade de uma língua caracterizada por determinadas peculiaridades fonéticas, gramaticais ou regionais. Dialeto regional é a forma como uma língua é realizada numa região específica.


Existe um certo preconceito em relação ao dialeto de diferentes regiões. Não existe errada, fraca ou pobre, apenas diferente e é essa diferença que faz a língua portuguesa rica.

Feito artesanalmente, o cofo é um cesto, que pode ser de vários tamanhos e vários formatos, trançado com palha da carnaúba, e tem mil e uma utilidades, muito usado na zona rural das regiões norte e nordeste.
É um artigo indispensável principalmente nas comunidades do interior do Maranhão, mas também muito usado em outros estados do norte e nordeste.




Para que serve exatamente o cofo?


O cofo é um cesto muito versátil, serve para muitas coisas, é muito utilizado por exemplos nas roças pelos lavradores para acondicionar as frutas, a macaxeira e os cerais como milho verde, feijão, etc...
É muito usado também nos mercados e feiras livres, serve como recipiente para exposição das mercadorias e também serve de embalagem para transportá-las.
Se você um dia passar pelas estradas do maranhão verá muitos cofos na beira das estradas cheios de frutas, de mandioca, de farinha, de inhame, etc.. 


Considerações Finais


Como já dito acima, o cofo na verdade faz parte da cultura do Brasil, e aqui eu tento transformar cultura em história, ou história em cultura.

Assim como cofo, existem muitas outras palavras que são conhecidas somente no nordeste brasileiro, mas são na maioria palavras existentes no dicionário, e que são encontradas nas grandes obras literárias de autores como  Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, etc. 

Essas palavras são raras, mas pode-se considerá-las como uma riqueza da cultura brasileira que poucos conhecem. 

Se você gostou, comente e compartilhe. Ajude este Blog crescer.

Obrigado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...