DIA DEDICADO AO PROFESSOR: HISTÓRIA, HOMENAGEM E A ERA DIGITAL


Todos os anos é celebrado no mundo o Dia do Professor, e no Brasil esse dia é comemorado em 15 de outubro, uma data oficialmente considerada como feriado escolar.

O professor é uma das profissões mais antigas e mais importantes que existe.   

Hoje com o poder da Internet já é possível se reinventar nessa profissão e ganhar muito dinheiro.

Se você é professor ou valoriza a profissão de professor, continue lendo esse artigo porque nele vamos refletir questões como:

·        A origem do dia do professor;
·        O valor do professor;
·        O professor na era digital;
·        O que representa o professor em nossas vidas?


A origem do dia do professor:

Ser professor significa ter um compromisso constante com as práticas sociais. E para assegurar esta postura, cabe ao professor trabalhar com metodologias participativas e desafiadoras, estimulando o pensamento crítico dos alunos e formulando hipóteses a respeito do conhecimento cientificamente elaborado. ”   (Paulo Freire)
A origem do dia do professor veio pelo fato ocorrido em uma data de 15 de outubro em que Imperador D. Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.
O decreto estabeleceu também a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
Tempos depois, no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar para essa data,15 de novembro, um dia de confraternização em homenagem aos professores, tal confraternização também servia como uma pausa no segundo semestre, devido à sobrecarga de aulas.
Passados alguns anos, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

O valor do professor:

Não é exagero dizer que o professor é a profissão mais importante que  existe.

Ele tem o poder em suas mãos de educar e formar pessoas em cidadãos dignos ou de formar pessoas em outros profissionais.

Portanto devemos valorizar o trabalho que os professores exercem em nossas vidas, direta ou indiretamente.

Não há palavras que podem ser suficientes para expressar ou apreciar o seu valor.

Embora eles não sejam tão valorizados em nosso país, no entanto, todos nós sabemos do imenso valor que tem um professor.


De certa forma o professor é desvalorizado pela sociedade, seja através dos governantes (no que diz respeito aos salários), seja através dos pais de alunos(não generalizando), e até mesmo pelos próprios alunos.

Vivemos em uma sociedade onde os professores são até mesmo violentados e tratados com descaso.

Porém o professor é a maior fonte de conhecimento que há dentre todas as profissões.


Cabe a cada um de nós reconhecer o valor dos professores e também a cada professor valorizar-se a si mesmo, se reinventar a cada dia para levar sua profissão adiante.

Os professores são capazes de construir um mundo melhor,  um novo cenário onde poderão ser valorizados e respeitados.

O professor e a era digital:



Mas estamos vivendo uma nova era, a era digital e hoje é possível mudar completamente o quadro da desvalorização do professor.

Com a Internet as pessoas estão tendo oportunidades de se reinventarem em suas profissões e serem melhores remuneradas, e nesse cenário está incluso também o professor.

Aquela profissão de professor que antes estava limitada apenas a ser contratada por instituições de educação e a ganhar um salário baixo já virou passado.

Hoje com o poder da Internet o professor está tendo a oportunidade de ser um empreendedor, ser o dono da sua própria instituição, criar cursos online e dar aulas pela Internet e ainda ter milhares ou milhões de alunos, alcançando o Brasil inteiro. 

Isso é uma verdadeira revolução que está acontecendo na história da Educação Brasileira. Cada um pode ser dono da sua instituição de ensino.

A exemplo disso temos o professor Marcos Trombetta, ele conta em seus vídeos sobre a sua trajetória de simples professor de Inglês a empresário de sucesso que dá aulas pela Internet. 

Trombetta montou o Intitulo Marcos Trombetta e hoje dá aula a distância para milhares de pessoas.

Quer mais um exemplo? Bruno Avila, um professor de cursos online que se tornou autoridade nesse mercado conquistando muitos seguidores, confira no vídeo abaixo:




O que representa o professor nas nossas vidas?


Cada indivíduo tem pelo menos um professor em sua vida que deixa ou deixou uma grande influência em sua personalidade.  

Os bons professores não só ajudam os alunos com seus estudos, mas também moldam sua personalidade geral.

Acredito que os professores colocam seus melhores esforços na tentativa de ensinar aos seus alunos tudo que podem, apenas com o desejo de que eles façam o melhor na vida.

Para mim trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo.    
Tenho uma forte lembrança da minha professora da Faculdade, onde estudei Letras e onde também me formei em professora.
O nome dela é Lindete, ela lecionava na época a Língua Portuguesa, uma verdadeira Doutora em Português.  
Aprendi com ela a tomar gosto pela Língua Portuguesa, já que para mim era um verdadeiro desafio aprender gramática, regras de acentuação, sintaxe, enfim, tudo que compõe a Língua Portuguesa.
Eu achava tudo muito chato e maçante, mas com as aulas dela tudo ficava mais suave. 

A professora Lindete também percebeu a minha admiração por ela e passou a me incentivar muito, elogiava tudo que eu fazia, os meus trabalhos, meus textos, que na verdade não eram tão atraentes.

Por isso, nessa data eu preparei esta singela homenagem dedicada aos professores como forma de gratidão.

Eu sei que não há palavras suficientes para descrever o valor de um professor, no entanto, quero deixar registrado a minha imensa admiração por esses profissionais e por essa profissão tão nobre.

E você?  Qual o professor que marcou a sua vida?  Deixei aqui nos comentários a sua homenagem para aquele professor que você nunca esqueceu.


FELIZ DIA DO PROFESSOR!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...