TAPIOCA OU BEIJU? A HISTÓRIA DA QUERIDINHA DO BRASIL E DOS FTNESS

Afinal qual é o nome correto Tapioca ou Beiju? 




O nome varia de acordo com a região, no Norte e Nordeste de onde ela é originária chama-se Beiju, já em outros lugares como Sul e Sudeste ela é conhecida como Tapioca. 

Mas tapioca na verdade é o nome que se dá à fécula obtida do amido da mandioca, conforme o dicionário Aurélio,  e  beiju é a “panqueca” assada feita da tapioca.   


Independente do nome, tapioca ou beiju, é um alimento muito versátil, fácil de preparar e vai bem com qualquer tipo de recheio, salgado ou doce. 

Muito consumida hoje em dia por pessoas que fazem dieta para emagrecer, a tapioca  se tornou a queridinha do Brasil e dos fitness,  e vem sendo substituída pelo pão francês por não conter glúten.

A tapioca  faz tanto sucesso, que se tornou uma fonte de renda em vários estados do país, principalmente no Sudeste onde é comum encontrar barraquinhas de tapioca nas ruas, nos grandes supermercados e nos shoppings.  Ou seja, a tapioca é virou um ótimo negócio.

A História da Tapioca ou Beiju


A mandioca foi à base da alimentação no Brasil até a colonização do território pelos portugueses,  e era produzida sob o sistema da agricultura de subsistência.   Pouco tempo depois a tapioca  passou a substituir o pão.

Olinda (Pernambuco) era a cidade onde mais se consumia Tapioca, no século XVI.  

E logo ela se espalhou para  outros lugares, principalmente para Amazônia,  se transformando assim a base da alimentação dos índios e escravos.   

Como fazer Tapioca, Beiju


O preparo da tapioca é muito simples,  a receita a seguir é feita com a goma que já vem pronta e pode ser encontrada em qualquer supermercado.


  • Coloque a frigideira no fogo normal e deixe aquecer bem, não precisa untá-la e também não precisa ser antiaderente, basta apenas que a frigideira não tenha o fundo muito fino.

  • Quando a frigideira estiver bem aquecida coloque de 3 a 4 colheres da goma pronta e espalhe bem por toda frigideira como se fosse uma panqueca.

  • Deixe assar por alguns minutos até que a borda da tapioca comece a se desgrudar da frigideira sem esfarelar.

  • Baixe um pouco o fogo e vire a tapioca com a ajuda de uma colher ou garfo.  Em seguida coloque o recheio de sua preferência

  • Deixe assar mais alguns minutos em fogo médio até que você perceba que a goma está grudada e crocante.  Cuidado para não passar do ponto,  pois ela poderá ficar muito ressecada e dura.

  • Depois é só dobrar ao meio em forma de meia lua deixar esquentar um pouco mais e pronto.


Obs: Tudo é uma questão de prática, aos poucos depois da 2ª tapioca você vai tomando jeito e acertar o ponto.

Gostou?
Comente, compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...