DIA INTERNACIONAL DA MULHER: UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS

O dia 8 de março é celebrado como o Dia Internacional da Mulher, uma data conquistada com muitas lutas e reivindicações.

Veja neste post por que é comemorado o Dia Internacional da Mulher e relembre os principais fatos da história.





Resumo da História do Dia Internacional da Mulher

Um dos principais fatos ocorridos que envolveu a história do dia Internacional da Mulher foi à greve de mulheres trabalhadoras do setor têxtil em Nova Iorque em 1857 onde as operárias de uma fábrica de tecidos reivindicavam melhores condições de trabalho e igualdade de direitos trabalhistas.

Elas ocuparam a fábrica em que trabalhavam e iniciaram um movimento por redução de horas de trabalho, sendo de 16 para 10 horas, pois naquele tempo eram exigidas da mulher 16 horas de trabalho diário.

Outras reivindicações também estavam em questão, como o tratamento digno dentro do ambiente de trabalho e a equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho).

Porém, algumas versões dessa história diz que a manifestação foi contida com total violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada e aproximadamente 130 mulheres morreram naquele dia carbonizadas, num ato totalmente cruel e desumano. 


Por que foi oficializado o Dia Internacional da Mulher

Existe controversas quanto ao real motivo da intitulação do Dia Internacional da Mulher. Acredita-se que a razão não se resume apenas no fato do incêndio da fábrica, pois entre o final do século XIX e início de século XX houve muitos outros acontecimentos como  movimentos e protestos feministas que marcaram a história, principalmente nos Estados Unidos e Europa.

Portanto acredita-se que o Dia Internacional da Mulher (08 de março )  é na verdade um conjunto de muitos acontecimentos e reivindicações que ocorreram e que envolve os direitos sociais e econômicos das mulheres.


Quando foi oficializado o Dia Internacional da Mulher?

No ano de 1910 durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 08 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”.

A oficialização, portanto veio tempos depois, em 1975 através de um decreto da ONU (Organização das Nações Unidas).


O objetivo da data

A data não foi criada apenas por motivos de comemorações, na maioria dos países são realizadas conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade,  pois mesmo com todos os avanços elas ainda sofrem discriminações em alguns lugares, com salários baixos, violência masculina e desigualdade social.


As conquistas das mulheres Brasileiras

Umas das conquistas mais importantes para a mulher brasileira foi o direito de votar.
Depois de muitos anos de reivindicações e discussões foi conquistado o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Outra conquista muito importante foi a Lei Maria da Penha aprovada em  2006, a mesma estabelece que todo caso de  violência domestica e intra familiar contra a mulher é crime e o agressor deve ser punido através de inquérito policial.


As comemorações do Dia Internacional da Mulher Hoje em Dia

O Dia Internacional da Mulher continua sendo muito comemorado nos dias de hoje, e tem relevância mundial. Em alguns países  permanece como feriado oficial, como Rússia, Bielorrúsia, Macedônia, Moldávia e Ucrânia.

No ocidente a data é comemorada como uma ocasião em que os homens manifestam simpatia às mulheres, presenteando-as com flores, abraços, demonstrações de carinho e outras formas afetuosas de parabeniza-las.

Mas seja lá qual foi o verdadeiro motivo ou como é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o que não podemos é perder a essência e nos esquecermos das lutas, protestos e todo trabalho que foi realizado pelas nossas antecessoras para  alcançar esse reconhecimento, essa conquista tão importante.  

Se gostou, deixe um comentário!
Obrigado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...