BACURI, UMA FRUTA DO NORDESTE DE SABOR INIGUALÁVEL


Ao retornar de férias no estado do Maranhão, falei para algumas pessoas de São Paulo que tomei suco de Bacuri, e para minha grande surpresa eles deram muitas risadas, pois nunca tinham ouvido falar dessa fruta.

Resolvi, portanto fazer esta pequena explicação do que é Bacuri.

Vem comigo conhecer essa deliciosa fruta:
Bacuri é um fruto de sabor inigualável, cheiro agradável, polpa carnuda e cremosa. Bacuri é simplesmente muito gostoso.

A arvore frutífera chama-se bacurizeiro e o fruto é utilizado na fabricação de doces, sorvetes e sucos, a polpa e seu látex têm uso medicinal por serem altamente diuréticos.

Eu particularmente quando tomo suco de Bacuri tenho a impressão de que minha vida dá uma volta ao passado, ao tempo de criança lá no interior do Maranhão.

Por algum tempo,  eu minha família moramos num lugarejo chamado Dois Irmãos,  ali bem pertinho de outro lugarejo chamado Lages,  esses lugarejos maranhenses são pouquíssimos habitados geralmente por 4 ou 5 famílias.


Me lembro do canto do bem-te-vi no meio daquelas matas, dos banhos nos riachos, lembro vagamente também do dia que fui ao lugarejo chamado Aldeia e me hospedei naquela casa de taipa, coberta de palhas,  a noite era iluminada pela luz de lamparina,.

Lembro do dia que subi nos morros que originou o nome do lugar Dois Irmãos, tão alto que lá de cima dava para avistar muitos lugarejos vizinhos.

Assim é o Bacuri na minha vida, e acredito que na vida de muitas pessoas,  têm esse poder de nos levar as boas lembranças da infância.

Mas falando do fruto propriamente dito, as árvores ficam concentradas nos estados do Maranhão e Piauí, apesar de serem também encontradas por toda região do Norte e Nordeste.

O Bacuri é também motivo de muitas histórias e lendas engraçadas, existe até uma cidade no Estado do Maranhão chamada Bacuri, pesquisas revelam que a cidade ganhou este nome na ocasião em que o frei David celebrou a primeira missa naquele lugar à sombra de um bacurizeiro e como caíram alguns Bacuris durante o ato religioso o celebrante exclamou “ Bacuri !!! ”,  daí surgiu o batismo da cidade.

Há muito que falar sobre o Bacuri, qualquer dia continuarei....


Gostou?

Curta a FanPage!  Compartilhe!

Obrigado.

4 comentários:

  1. pode colocar a lenda se existir,Por favor?!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,Fabiana, muito bonito seu blog, um espaço muito inteligente, parabéns. Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Fabiana, sabe onde posso encontrar alguma casa de sucos em SP onde tenha suco de bacuri ? Agradeço pela atenção. Luís

    ResponderExcluir
  4. ESSA FRUTA SEM DUVIDA É A MELHOR, E BATIDA COM LEITE NÃO TEM PRA NINGUEM.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...